Os sistemas de impermeabilização de uma construção garantem que as estruturas fiquem sempre protegidas contra a ação da água, servindo como barreiras físicas contra a propagação da umidade e do vapor, evitando infiltrações.

O que é impermeabilização?

A impermeabilização é o processo construtivo que tem por objetivo impedir que água ou outro fluido penetrem em uma estrutura ou escapem dela, causando patologias na construção civil, problemas na pintura interna e externa, fungos, bolor, entre outros, como explica Franz Rezende, do Canal O Azulejista.

Para evitar adversidades vindas do excesso de umidade, é necessário a aplicação de um produto que faça uma camada protetora na parede, no chão ou na laje, evitando todo um desgaste estrutural causado por infiltrações. “A impermeabilização é muito importante para não danificar áreas internas, mas principalmente para assegurar a integridade física do material da estrutura da laje, do aço e do concreto, por exemplo”, reforça Andre Fernandez, diretor da Brosz Construtora.

O que é impermeabilizante?

Dentre os tipos de sistemas de impermeabilização, o impermeabilizante é o produto usado para impedir que a umidade entre na habitação. “Seja a umidade da chuva que atinge o teto, telhado ou da laje, seja a umidade que vem pela parede ou pela percolação da água (nome do movimento que a água faz de baixo para cima)”, explica a engenheira Iza Valadão, do Canal Iza Valadão, consultora do programa É de Casa, da Rede Globo, e colunista da revista Casa e Jardim.

Como funcionam os impermeabilizantes?

Os impermeabilizantes funcionam de uma maneira muito simples, criando uma barreira contra a umidade em lajes, paredes, cantos e áreas úmidas, como pontua o diretor da Brosz Construtora.

Segundo Andre Fernandez, a água tem uma capacidade muito grande de percolação e infiltração em qualquer situação, seja por gravidade (descendente) e também por capilaridade (ascendente).

“Ela também é capaz de exercer pressões positivas (empuxo) e negativas nos elementos estruturais, e assim se infiltra, caso exista alguma abertura, ou também percola nos interstícios e poros do material.” Nesse sentido, o impermeabilizante protege os elementos estruturais ao formar um caminho seguro para a passagem da água, sem que ela cause danos nos materiais.

Tipos de impermeabilizante

Existem dois tipos de impermeabilizantes: os rígidos e os flexíveis. E cada um deles é feito para solucionar problemas de umidade em áreas específicas.

Impermeabilizante rígido

Indicado para edificações que não sejam expostas a alterações climáticas e de temperatura, o impermeabilizante rígido utiliza materiais como argamassa impermeável e argamassa polimérica. Esse tipo de impermeabilização é indicado para poços de elevador, piscinas enterradas e subsolos.

Impermeabilizante flexível

impermeabilização flexível é feita com mantas pré-fabricadas ou moldadas no local, que formam uma membrana protetora após secas e garantem a estanqueidade das estruturas, além de se adaptarem às movimentações a que estão sujeitas.

Compostas por elastômeros e polímeros, possuem a capacidade de se alongar conforme necessário. O uso é recomendado para lugares onde há possibilidade de fissuras ou exposição a raios solares e mudança de temperatura, como varandas, jardins e pisos frios de banheiro e cozinha.

Como usar impermeabilizantes?

Uma das mais importantes dicas de como usar impermeabilizante parece ser óbvia, como alerta a engenheira Iza Valadão, que é ler as especificações técnicas de cada produto.

“Não podemos usar um impermeabilizante de piso em uma parede, por exemplo. Se você for fazer uma impermeabilização de laje que não tenha tráfego de pessoas é preciso escolher um produto com essa finalidade específica, e não um para áreas de muita circulação”, indica a colunista da revista Casa e Jardim.

Alguns tipos de mantas asfálticas, por exemplo, são soldadas. A presença do calor funciona exatamente para unir um aço de impermeabilizante ao outro. Em outros casos a solda é feita a frio. “Existem outros impermeabilizantes que são semelhantes a uma tinta, sendo passados com a ajuda de um rolo mais grosso”, ensina a engenheira Iza Valadão. Ela ainda reforça a importância de mão de obra especializada para realizar a impermeabilização.

Tipos de sistemas de impermeabilização

Tipo de impermeabilizante e sistema de impermeabilização não são a mesma coisa. Entenda por que e saiba quais são os principais. “O impermeabilizante não funciona sozinho. Uma superfície estanque sem problema de infiltração, requer produtos adequados para a situação e cuidados especiais com a preparação da superfície e proteção dos impermeabilizantes. Então, um sistema de impermeabilização é formado pelo conjunto: preparação + produtos + proteção”, explica Emerson Bispo, coordenador UMT, da Sika.

1. Hidrofugantes

Os hidrofugantes repelem a água, podendo ter aplicação diretamente sobre as superfícies minerais.

• Vantagem: Protege o revestimento contra água e agentes agressivos.

• Desvantagens: Não permite a aplicação de qualquer outro tipo de material sobre ele.

• Onde fazer impermeabilização com hidrofugantes: Tijolo e concreto aparentes, cerâmica porosa, fachadas de pedra e telha cerâmica.

2. Argamassa Polimérica

argamassa polimérica é um bicomponente, pré-dosado, composto por cimento, aditivos, agregados e polímeros que, juntos, formam um revestimento impermeável.

• Vantagem: Aplicação fácil e menor desperdício de material.

• Desvantagens: Restrição no uso de assentamentos de blocos de alvenaria.

• Onde fazer impermeabilização com argamassa polimérica: Piscinas, poço de elevadores, rodapés, áreas frias (banheiros, cozinhas, áreas de serviço), subsolos, reservatórios e caixas d’água.

3. Emulsão Acrílica

emulsão acrílica é composta de base acrílica com elastômero, formando uma membrana líquida, aplicada a frio e moldada no local.

• Vantagem: Fácil aplicação em áreas de difícil acesso.

• Desvantagens:Não é resistente à abrasão e nem a presença de lâmina d’água.

• Onde fazer impermeabilização com emulsão acrílica: Superfícies expostas, como lajes, marquises, coberturas e paredes sujeitas à ação da chuva.

4. Manta Asfáltica

manta asfáltica é pré-fabricada e composta por asfalto modificado com polímeros e armada com estruturante.

• Vantagem: Alta resistência a variações térmicas bruscas.

• Desvantagens: Difícil aplicação e vida útil mais curta.

• Onde fazer impermeabilização com manta asfáltica: Indicada para lajes transitáveis (planas ou inclinadas), jardineiras, floreiras, piscinas, áreas frias, reservatórios e caixas d’água.

5. Emulsão Asfáltica

emulsão asfáltica é monocomponente e pode ser aplicada a frio como pintura em demãos, requerendo proteção mecânica.

• Vantagem: Alta aderência e resistência a ataques químicos.

• Desvantagens: Baixa resistência mecânica.

• Onde fazer impermeabilização com emulsão asfáltica: Lajes, terraços e áreas frias.

6. Calafetador

calafetador é usado para preencher juntas (internas ou externas, horizontais ou verticais).

• Vantagem: Resistência à solventes e óleos.

• Desvantagens: Necessidade de revestimento adicional devido à baixa porosidade.

• Onde fazer impermeabilização com calafetador: Vedação em caixilhos e vedações em geral.

7. Hidrorrepelente

hidrorrepelente tem a função de repelir a água, não forma filme ou altera a aparência do substrato.

• Vantagem: Aumento da vida útil da superfície.

• Desvantagens: Não é recomendada a aplicação em telhados já prontos e nem a aplicação de qualquer outro material sobre ele.

• Onde fazer impermeabilização com hidrorrepelente: Superfícies minerais, como tijolos e concreto aparentes, cerâmica porosa, fachadas de pedras e telha cerâmica.

Melhores impermeabilizantes para parede

argamassa polimérica é o melhor impermeabilizante para paredes, sendo ideal para paredes internas sujeitas à umidade como: banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas de serviço. Além disso, previne a aparição de mofo, bolor, bolhas e descascamento.

“Para tratamento de umidade de rodapé, o correto é após a preparação da superfície aplicar primeiro o fundo preparador impermeável e depois aplicar a massa corrida impermeável”, indica Emerson Bispo, da Sika.

tinta impermeabilizante é indicada apenas para paredes externas que precisam ser protegidas da variação climática: chuva, sol, vento e poluição. O produto é multifunção: sela, impermeabiliza, dá acabamento e protege contra mofo.

Melhores impermeabilizantes para laje

As mantas líquidas são os produtos de impermeabilização para lajes mais comuns do mercado, principalmente pela fácil aplicação.

Elas têm alto teor de sólidos e são feitas à base de resina acrílica, componentes capazes de proteger dos efeitos do sol e chuva. Seu uso é indicado para lajes que não terão tráfego de pessoas, como as de concreto armado e telhas de fibrocimento.

A manta asfáltica é uma opção de impermeabilização para lajes pequenas. Ela é feita a partir da modificação do asfalto físico, junto com vários outros materiais que conferem resistência e durabilidade.

Melhores impermeabilizantes para telhado

As mantas líquidas e as mantas asfálticas são ideais para impermeabilizar o telhado. Elas protegem a superfície dos intempéries do tempo, dando maior conforto térmico, refletindo os raios solares, e ajudam a manter a integridade e durabilidade do telhado.

Como escolher impermeabilizante

Para acertar na compra do impermeabilizante, você precisa:

• Saber qual tipo de superfície será impermeabilizada (finalidade)

• Investir em adesivo impermeabilizante (chapisco) para dar liga na massa e evitar desperdícios

• Misturar argamassa polimérica e aditivo impermeabilizante para proteger piscinas e reservatórios

• Comprar masseiras, colher de pedreiro, broxas e desempenadeiras para aplicar o impermeabilizante

• Usar EPI’s

Em que partes da obra é preciso usar impermeabilizantes?

• Telhados e coberturas planas

• Terraços e áreas descobertas

• Calhas de escoamento de águas pluviais

• Caixas d’água, piscinas e tubulações industriais

• Pisos molhados, tais como banheiros, cozinhas e áreas de serviço

• Paredes onde a água escorre e recebem chuva de vento

• Esquadrias e peitorais de janelas

• Soleiras de portas que abrem para fora

• Água contida no terreno, que sobe por capilaridade ou infiltra-se em solos abaixo do nível freático, entre outros.

Conclusão

A fase de impermeabilização em uma obra ou em uma casa já pronta, é uma das mais importantes. Ela vai evitar que problemas como mofo, fungos, oxidação de estruturas, rachaduras, entre outros, apareçam e acabem com o seu sossego.

Realize um orçamento com a Hidro Service

Share this content:

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *